Mais uma vez decidi criar um pequeno Blog para mais um trabalho de Biologia. Cada aluno tirou à sorte um papel com o nome de uma Espécie Ameaçada em Portugal e a mim saiu-me o Saramugo. Ao início não gostei do sorteio mas rápidamente percebi que estava engando. Percebi agora a importância deste pequeno peixe na biodiversidade portuguesa. Achei mais fácil a criação deste pequeno espaço e gostava que ajudasse todos os que o visitam!
Espécie -> Cada um dos grupos em que se dividem os géneros, e que são compostos de indivíduos que, para além dos caracteres genéticos, têm em comum outros caracteres pelos quais se assemelham entre si e se distinguem das demais espécies.
População -> Define-se como um grupo de indivíduos da mesma espécie que habitam a mesma área.
Comunidade -> É a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si.
Habitat -> Espaço físico e os factores abióticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuição das populações de determinada comunidade. O conceito de habitat é em geral usado em referência a uma ou mais espécies no sentido de estabelecer os locais e as condições ambientais onde o estabelecimento de populações desses organismos é viável.
Ecossistema -> Conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região.
Factores Bióticos -> Diversas populações de animais, plantas e bactérias.
Factores Abióticos -> Factores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento.
Biosfera -> O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.
Cadeia Alimentar -> A cadeia alimentar ou trófica é uma sequência de seres vivos/populações que se alimentam uns dos outros.
Dimorfismo Sexual -> Quando há ocorrência de indivíduos do sexo masculino e feminino de uma espécie com características físicas não sexuais marcadamente diferentes.